Sobre a SBC

Fundada em 1956, a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC), sediada na cidade do Rio de Janeiro, congrega os médicos citopatologistas.

Pioneira na América Latina é filiada da Associação Médica Brasileira (AMB).

Em parceria, com a Academia Internacional de Citologia (IAC) e a Sociedade Latino-Americana de Citopatologia (SLAC), participa ativamente dos eventos científicos internacionais e das decisões que envolvem a citopatologia latino-americana.

Missão

Ser uma Sociedade Médica que congrega médicos especialistas para incentivar o aprimoramento técnico- científico dos associados e a valorização da especialidade, no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce dos processos patológicos malignos (câncer) e benignos, a fim de atender os anseios e demandas da população brasileira.

Visão

Ser referência como autêntica sociedade geradora, promotora e divulgadora de conhecimentos na citopatologia que garantam o exercício ético da Medicina, a valorização e a dignidade profissional, tendo como princípio a melhoria das condições de atendimento e a promoção da saúde dos brasileiros.

Negócios

1 - Promover rigorosas avaliações teóricas e práticas, para subsidiar a AMB, na emissão de títulos de especialistas em Citopatologia.

2 - Atualizar e democratizar o conhecimento científico através de eventos de educação médica continuada.

3 - Representar o interesse dos associados junto aos órgãos governamentais, entidades representativas dos médicos e sociedades de especialidades afins.

4 - Divulgar informações sobre citopatologia aos órgãos institucionais e ao público em geral.

5 - Promover rigorosas avaliações teóricas e práticas, para aprimorar o conhecimento e o exercício prático do técnico qualificado, com certificação na área de Citotecnologia

6 - Incentivar o exercício profissional qualitativo, oferecendo testes de proficiência, participando de programas de controle interlaboratorial e coordenando a aplicação de sistemas de avaliação e certificação da qualidade na busca de acreditação dos estabelecimentos laboratoriais.

Princípios

1) Divulgar, discutir , expandir, representar, zelar e incentivar a Citopatologia médica brasileira, promovendo a união, intercâmbio e evolução técnico- científica dos associados com entidades e pessoas, no território nacional e em âmbito internacional

2) Promover, estruturar e desempenhar ações em defesa dos interesses técnicos, científicos, sócio-econômico-profissionais dos associados, tendo por base a conduta dos profissionais de acordo com os princípios fundamentais do Código de Ética Médica e, o estatuto social da sociedade, cuja aceitação e cumprimento constituem condição essencial para admissão e permanência no quadro social da SBC.

Diretoria

Diretoria Nacional - Gestão 2021/2022
Presidente: Mauro Saieg (SP)

Vice Presidente Acadêmico: Bruno Dornelas (MG
)
Vice Presidente Profissional: Raquel Almeida (DF)

Secretaria Permanente:
Secretária Geral – Neiva Paim (MT)
Primeira Secretária – Angela Alencar (AM)
Primeiro Tesoureiro – Gilda Santos (SP)
Segundo Tesoureiro – Camila Destefani (PE)
Diretor Científico e de Educação Continuada – Alexandre Lourenço (MA)
Diretor de Comunicação – Leonardo Dentz (MG)
Diretora de Programa de Saúde Pública – Leticia Katz (PE)
Diretora de Ética e Defesa Profissional - Alessandra Guerra (RS)
Diretora de Auditoria, Avaliação e Controle de Qualidade – Graziela Matsushita (SP)

Membros do Conselho Fiscal:
Mario Cordeiro (RJ
)
Elbio Candido (GO
)
Karina Munhoz (SC)

Romildo Camelo (AM
)

Presidente do Conselho Consultivo
Hercilio Fronza (SC)

Eu Amo Citopatologia - SBC

Participe da Campanha da SBC – Eu Amo Citopatologia

Faça parte de uma rede de apaixonados pela Citopatologia, mude a foto do seu perfil com o App da SBC. Junte-se à Sociedade …

Pesquisa

International Pancreatico-Biliary Reporting Survey

A IAC solicita gentilmente a todos os membros da SBC que trabalhem com FNA biliopancreático que respondam a um questionário …

SBC

Edital de Convocação – Assembléia Geral Extraordinária

Edital de convocação ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA No uso de minhas atribuições e de acordo com os Arts.17, 18 …